venerdì 27 novembre 2009

As associaçoes

A Associação italiana “Il Nagual” e a Associação brasileira “Areiacanta” operam com o objetivo de difundir a cultura popular brasileira como instrumento de intevenção no social e promover o diàlogo intercultural.

As duas Associações tem referência no Grupo de Capoeira Coquinho Baiano, Brasil-Italia que nasceu na decada do 70 na cidade de Campinas, SP. O grupo, desde sua origem, teve suas atividades voltadas para as periferias trabalhando com a intenção de conquistar uma maior integração de realidades culturais, sociais e economicas diferentes e de contribuir na formação de pequenos e grandes cidadões.

Em 1990 o grupo Capoeira Coquinho Baiano chega no municipio de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, com o Mestre Tozinho (Edimilson Garrossino Prado) que, licionando como professor de Història na Escola Estadual, introduziu a Capoeira come suporte pedagógico nas comunidades de Juquei, Barra do Una e Boracéia. O objetivo era oferecer a os nativos condições para compreender as trasformaçõs que estavam ocorrendo com o desenvolvimento do turismo.

Em 1996 o Mestre Tozinho, continuando a manter nos anos um contato forte com Juquei através dos alunos Jocimar e Ana Paula, se transfere para a Itàlia, na cidade de Perugia, onde funda a Associação “Il Nagual” e abre a Escola de Capoeira de Perugia, que representa um dos centros mais significativos na Itàlia e que, em colaboração com as instituições regionais, opera no setor socio-educativo, seja através projetos realizados nas Universidades e nas Escolas do território da região Umbria seja através de iniciativas a nivel nacional e internacional que tenham como tema a interculturalidade.

Em 2005, com o apoio da Associação italiana Il Nagual, è costituida em Sao Sebastião, Praia de Juquei a Associação Cultural Areaicanta e è inalgurado o Centro Cultural, operado pelos proprios alunos, onde cotidianamente são realizadas oficinas voltadas para crianças, adolescentes e adultos.

Em 2008 a Associação Areiacanta è reconhecida no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião.

A intensa relação entre as duas Associações levou a criação de uma equipe composta por representantes que trabalham na realização de projetos que seja na Itàlia como no Brasil.

Nessun commento:

Posta un commento